segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AGRIÕES COM REPOLGAS

Ainda a pocita não encheu e já os agriões começam a aparecer.Estes selvagens de folha pequena são os únicos que colho.Não gosto daqueles de folha larga,criados em viveiros,tem pouco paladar e nunca se sabe de onde vieram nem que água beberam.Também não os quero cá perto,podem vir hibridar estes.
São uma delícia,com um pouquito de cebola,cultivada ali da saloia,azeite extraido a frio e sem água e umas gotas de vinagre do morangueiro que azedou o ano passado.

Para acompanhar as repolgas refogadas em alho e cebola,ou em omoleta.



Com as chuvadas estão por todo o lado.





Até nos restos dos troncos apodrecidos.







Aqui com a colocação mais característica,em escada.



Começa a ser tempo de semear as ervilhas,cuidado,as de quebrar hibridam,com muita facilidade,com as de grão ou,como se diz mais a Norte,os ervilhotos.

Ficam irremediavelmente estragadas as duas variedades,as de quebrar ficam fibrosas,cheias de fios,intragáveis,as de grão,miúdas,grão áspero e desagradável.

Para evitar tal perigo só semeio de quebrar.

Quem quiser semear as duas variedades deve fazê-lo a grande distância uma da outra.


mário













2 comentários:

  1. sobre as ervilhas, infelizmente já comprovei que é mais que verdade, pena que se comprem sementes de quebrar e às vezes são sabe-se lá o quê. Nem colho ervilhas nem ervilhotos.
    Se precisar de vinagre para os seus petiscos, é só pedir, tenho a rodos.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo molho de agriões! Eu que adoro agriões "desses"! E não os de folha larga e caules duríssimos que se encontram pelos supermercados...
    Abraço
    Ah! Também gostei das fotografias dos cogumelos!

    ResponderEliminar