segunda-feira, 8 de agosto de 2011

UVA-DE-REI

Tal como prometido cá estão as fotos da "Uva-de-rei".Sempre houve o hábito de chamar,de-rei,a todas as variedades de grande qualidade.

Conheço,pelo menos,quatro variantes desta casta,todas muito semelhantes entre si.

As videiras são novas,enxertia com dois anos.



Com mais idade produzem cachos de grande dimensão,mais de 1 quilo.


Em anos de menor quantidade tem tendência a "desabagar",criar alguns baguitos muito pequenos e quase só grainha,podem ver-se alguns na parte superior do cacho.


mário







4 comentários:

  1. Uvas bem lindas... Este ano, lá no meu Alentejo, as uvas amadureceram muito cedo. A Cardinal e Dona Maria já foram vindimadas. Resta a Moscatel que é um pouco mais tardia. Não ouve uma grande produção como há dois anos, mas deu para matar a saudade. As videiras também são novas e têm-se esforçado bem...

    Parabéns pelo blogue. Serei um visitante assíduo.

    ResponderEliminar
  2. Não sei o nome das uvas que tenho. As parreiras sobreviventes produziram alguns cachos e estou tentada a fazer um pouco de vinho de bica aberta, nem que seja só um garrafão. Entretanto tenho que ir procurar para saber como se faz o vinho assim.

    ResponderEliminar
  3. Tenho visitado,com frequência e muito agrado,o Jardineiro do Rei.
    Agradeço as visitas a blogue tão plebeu e espero os conselhos de tão ilustre jardineiro.

    O vinho de bica aberta é assim chamado por se fazer a separação dos sólidos antes da fermentação.
    Pensa-se que seja um dos processos mais antigos.
    Receio que,se for pouca quantidade,não chegue a haver fermentação a não ser adicionando fermento.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  4. Que belas uvas! Foi o que mais me encantou. A 2ª fotografia é maravilhosa (já a roubei, nunca se sabe...)
    Boa semana!
    Abraço do falcão (que pouco percebe destas coisas mas gostava...)

    ResponderEliminar