Apanham-se,como as norças,passando a mão ao longo do rebento,sem forçar muito,para que parta pela parte tenra.
Os cultivados têm de colher-se enquanto ainda estão debaixo da terra depois,tornam-se rapidamente lenhosos.
Antes de os preparar,os selvagens claro,costumo escaldá-los um minuto em água a ferver.
Ficam prontos para duas preparações:
Com ovos,bantando cortá-los,em pedaços pequenos,pôr em azeite juntamente com cêbola,deixar cozinhar 7 ou 8 minutos e juntar ovos batidos;
Em açorda,deixam-se cozer,depois de retirados do escaldão,em água com alho,sal,cêbola picada e,para quem gosta,uma malagueta,cortados em pedaços,durante 10 minutos.
Corta-se pão,de dois dias,em fatias finas,ou pedaços,para uma sopeira,junta-se uma boa quantidade de azeite cru e,por cima,deitam-se os espargos e a água de os cozer,misturando bem.
Há muitas variantes.
mário
O meu pai adora apanhar, anda sempre a ver onde eles estão para "atacar" :)
ResponderEliminarHummmm, parece-me que já vi disto e nem suspeitava que seriam espargos. E eu que adoro.
ResponderEliminarAbraço,
Armando
Boa noite.
ResponderEliminarPor acaso sabe onde encontrá-los pelo minho? :)
Boa noite,
ResponderEliminarSei que são muito bons, mas a verdade é que não consigo encontra semente de espargos selvagens à venda !
Agradecia informação.
Eles são silvestres e não selvagens. Não tem semoventes, pois nascem a partir do esparguete a tal planta que épica. Este ano tem sido especialmente bom porque não tem havido geadas e tem havido uma relativa humidade. Os estrangeiros encontram se principal me.te ao pé dos pinheiros. Semente só os brancos que são de cultivo intensivo
EliminarSemente de espargos selvagens não encontra à venda quase de certeza. Mas qualquer casa de sementes tem pacotinhos de sementes de "Asparagus officinalis", uma das variedades cultivadas. É muito fácil cultivar espargos, já que não requerem grandes cuidados. Pouco mais que tirar as ervas daninhas e regar. Eu comecei com seis plantas há três anos e este ano já tive 18 a produzir turrioes durante seis semanas. Para o ano terei 18 a produzir durante dois meses (o máximo), e 10 a produzir durante seis semanas. Depois a minha espargueira terá no mínimo dez novas plantas por anos a iniciar produção. Convém não cortar os turrioes nos dois primeiros anos de cultivo. As plantinhas a plantar em local definitivo devem ter um ano.
ResponderEliminarmaravilha
ResponderEliminar