sexta-feira, 30 de março de 2012

ESPARGOS SELVAGENS

Aí estão lindos.Estas pontas novas são a parte comestível.Os espargos selvagens são,salvo outras opiniões,muito mais saborosos.
Apanham-se,como as norças,passando a mão ao longo do rebento,sem forçar muito,para que parta pela parte tenra.

A parte lenhosa,são os rebentos do ano anterior,é áspera e até pica.


Os cultivados têm de colher-se enquanto ainda estão debaixo da terra depois,tornam-se rapidamente lenhosos.


Antes de os preparar,os selvagens claro,costumo escaldá-los um minuto em água a ferver.

Ficam prontos para duas preparações:

Com ovos,bantando cortá-los,em pedaços pequenos,pôr em azeite juntamente com cêbola,deixar cozinhar 7 ou 8 minutos e juntar ovos batidos;

Em açorda,deixam-se cozer,depois de retirados do escaldão,em água com alho,sal,cêbola picada e,para quem gosta,uma malagueta,cortados em pedaços,durante 10 minutos.

Corta-se pão,de dois dias,em fatias finas,ou pedaços,para uma sopeira,junta-se uma boa quantidade de azeite cru e,por cima,deitam-se os espargos e a água de os cozer,misturando bem.

Há muitas variantes.


mário



7 comentários:

  1. O meu pai adora apanhar, anda sempre a ver onde eles estão para "atacar" :)

    ResponderEliminar
  2. Hummmm, parece-me que já vi disto e nem suspeitava que seriam espargos. E eu que adoro.
    Abraço,
    Armando

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.

    Por acaso sabe onde encontrá-los pelo minho? :)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,
    Sei que são muito bons, mas a verdade é que não consigo encontra semente de espargos selvagens à venda !
    Agradecia informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles são silvestres e não selvagens. Não tem semoventes, pois nascem a partir do esparguete a tal planta que épica. Este ano tem sido especialmente bom porque não tem havido geadas e tem havido uma relativa humidade. Os estrangeiros encontram se principal me.te ao pé dos pinheiros. Semente só os brancos que são de cultivo intensivo

      Eliminar
  5. Semente de espargos selvagens não encontra à venda quase de certeza. Mas qualquer casa de sementes tem pacotinhos de sementes de "Asparagus officinalis", uma das variedades cultivadas. É muito fácil cultivar espargos, já que não requerem grandes cuidados. Pouco mais que tirar as ervas daninhas e regar. Eu comecei com seis plantas há três anos e este ano já tive 18 a produzir turrioes durante seis semanas. Para o ano terei 18 a produzir durante dois meses (o máximo), e 10 a produzir durante seis semanas. Depois a minha espargueira terá no mínimo dez novas plantas por anos a iniciar produção. Convém não cortar os turrioes nos dois primeiros anos de cultivo. As plantinhas a plantar em local definitivo devem ter um ano.

    ResponderEliminar