domingo, 8 de julho de 2012

SAPO HORTELÃO

Há algum tempo fui vendo sinais da sua presença,uma toca,bem escavada,numa fenda do muro.
É um importante auxiliar na horta,daí o nome,Sapo-hortelão.Come quase tudo de vermes e insectos prejudiciais.
Raramente se vê de dia,hoje calhou,deve ter vindo refrescar-se nas flores regadas ao fundo das cebolas do tarde.

A ignorância,e algumas crendices,têm reduzido perigosamente o número,desde atroplamentos propositados até mortes barbaras à sacholada ou à pedrada.

É feio?Não,acho-o lindo,como toda a natureza.
Para quem o acha feio imagine o que seria matar ou destruir tudo aquilo que ,este ou aquele,acha feio.

mário

7 comentários:

  1. Belo bicho. Um bom guardião, há que tratá-lo como merece.

    ResponderEliminar
  2. É um animalzinho que não faz mal e que se esconde...Eu cá gosto dele, apesar de não o achar bonito!
    Abraço para si e para o sapo-hortelão!

    ResponderEliminar
  3. Aos sapos faço festas a certos homens nem lhes aperto a mão.

    ResponderEliminar
  4. Sabe o nome científico deste sapo? É o Bufo bufo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bufo Spinosus Daudin é o nome científico.
      Nome complicado para este sapo tão bonito (eu acho) e tão útil

      Eliminar
  5. Olá

    Julgo ser sim o "Bufo bufo".

    mário

    ResponderEliminar
  6. Feio e bonito são conceptos tão subjectivos!
    Foi um prazer visitar seu cantinho!
    Obrigada pela partilha;o)

    ***
    Um abraço desde a França****

    ResponderEliminar