sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ALHEIRAS

Cozidos os ingredientes,corta-se o pão em fatias finas.Bom pão já quase não há,este é de Pêga.Por acaso o padeiro chama-se "Caseiro".

Desossam-se as carnes,com cuidado para não passarem pedaços de osso furam as tripas,ao encher,e são desagradáveis de encontrar.



Deita-se a água de cozer,ainda quente, sobre a mistura e amassa-se tudo muito bem.Pode, e deve, juntar-se um bom azeite,mais ou menos conforme a quantidade de gordura da carne.
Não uso colorau ou pimentão.
Para dar uma boa coloração ao fumeiro uso vinha-d'alhos-vinho,alho,louro e algum sal,para marinar as carnes.No caso das alheiras apenas a couracha (couro da barriga).



E aí estão elas (ao centro) já na fuga.

Boa lenha de carvalho vai deixá-las no ponto.


mário







3 comentários:

  1. Se usasse colorau, dava-lhe um conselho. Tinha mesmo que ser de Espanha. Em Portugal não se consegue comprar nenhum que resulte.
    Têm boa pinta, merecem uma boa pinga a acompanhar.

    ResponderEliminar
  2. Pensava que as alheiras levavam carne de galinha. De qualquer maneira essas têm um aspecto delicioso, os outros enchidos também.

    Com essa sua explicação até parece fácil, mas eu sei que os enchidos dão muito trabalho e é preciso saber. Desde lavar as tripas a bexiga ou o bucho, o tempero, o enchimento e depois também o fumeiro. Isso não vai lá com cursos de 35 horas. Só com muuuuuuita prática.

    Hugs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Manter um fumeiro equilibrado não é fácil.

    ResponderEliminar