quinta-feira, 25 de agosto de 2011

BAGAS E CARDOS

Algumas plantas exibem já bagas apetitosas.

Estas são de Madressilva.
É um arbusto trepador,com flores muito aromáticas,hoje muito utilizado como ornamental.
Há duas variedades,muito semelhantes,uma de folhas opostas e outra de folhas alternadas.A da fotografia é a de folhas alternadas.
Gostam de muros velhos.Podem semear-se.As aves,comendo a parte carnuda e abandonando a semente,são as principais dessiminadoras.

O Espinheiro-alvar,ou Pilriteiro,também já têm as suas quase maduras.É semeado,pelo mesmo processo,com a colaboração das aves.Este arbusto,para além de fazer sebes intransponíveis,é um bom "cavalo" para enxertar pereiras.Não crescem muito mas produzem cedo e muito bem.


É boa altura para semear cardos,por exemplo o Cardo-do-queijo,o tal cujos estames roxo-azulado da flor servem de coalho.


Também para semear Alcachofras,por aqui,conhecidas como Cardos-carecas,dado não terem picos.Os estames da flor têm as mesmas propriedades do cardo-do-queijo.


mário








1 comentário:

  1. Meu Caro Amigo:
    Sou um pastor, embora de poucas cabeças, estou interessado em saber algo sobre o cardo.
    Como referiu o cardo é um excelente coagulante
    (natural).
    Aproveito o leite para produzir alguns queijos como já deve ter imaginado, a minha unica questão é, saber em que altura do ano posso semear as sementes do cardo, que me foram fornecidas por pessoas amigas.
    Usamos neste momento um coagulante quimico que não me agrada nem o nome, embora o resultado seja muito bom.
    Agradecia uma resposta, pois as pessoas que conheço usam os cardos bravos, e que por falta de tempo me é impossivel colher.
    Agradecido e muitos parabéns pelo seu bom blog.
    Rui Santos

    ResponderEliminar