sábado, 12 de novembro de 2011

"MACROLEPIOTA PROCERA"

As últimas chuvadas fizeram nascê-los,muitos,alguns, já na cozinha,à espera de serem bem limpos,antes do petisco.
Os mais abertos vão para a brasa,só com uma areia de sal,para petiscar no pão.
Os restantes refugados em azeite com cebola,alho e um pimento,destes últimos,ainda tenro,comidos sobre pão frito também em azeite.
Podem fazer-se em arroz,refogados como anteriormente retiram-se e guardam-se,acrescenta-se água,deita-se-lhe o arroz,quando estiver quase cozido juntam-se então os cogumelos;assim não cozem demais,não ficam molarencos,ficam com textura muito agradável.
Pode sempre acrescentar-se outros condimentos mas,o paladar deles é tão bom,junto só um toquezinho de picante,uma ponta de malagueta-corno-de-cabra.

Colho todos com esta faquinha,dita da vindima,curva dá jeito para cortar o pé.

Não se devem colher cogumelos com o chapéu completamente fechado,ainda não largaram a esporada (semente),não podendo assim reproduzir-se.
Deve fazer-se a primeira limpeza no local onde se apanham,aí é que a semente germinará bem.
A cesta para o transporte pelo campo deve se de vime para permitir que a esporada vão sendo dessiminada,é como se fosse uma sementeira,ajudando a natureza a preservá-los.


mário

2 comentários:

  1. Isto é já uma provocação. Até gostava de os provar, mas...

    ResponderEliminar
  2. A explicação das sementes não conhecia. Agora percebo melhor porque estão a desaparecer, especialmente os amarelos dos pinhais, são colhidos cada vez mais cedo(mais fechados).
    Abraço, Mário.

    ResponderEliminar